«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, agosto 16, 2011

Dão-lhes estrada com muralha mas Paul do Mar quer túnel

O desejo maior do Paul do Mar é o túnel que ligará Jardim do Mar ao Estreito da Calheta, pela enorme insegurança do troço

Paul do Mar foi presenteado, no dia 12 de Agosto, com a decisão do Governo em avançar com a construção do prolongamento da muralha de protecção e nova estrada, desde o cemitério até ao cais, mas, a prioridade das prioridades, ao que apurou o Diário (14.8.2011) «junto das 'forças vivas' da freguesia e do concelho, dois dos quais ligados ao PSD-Madeira», continua a ser o «túnel que ligará o Jardim do Mar ao Estreito da Calheta e, consequentemente, garantirá a toda a população, visitantes e turistas, uma passagem segura que a actual estrada que tem sido um perigo constante, principalmente nos últimos tempos.»

Significa que, antes da prioridade da segurança no troço de acesso ao Jardim do Mar e Paul do Mar, se avançou com muitas obras não tão prioritárias nas duas freguesias à beira-mar, entre elas promenades para passear. Primeiro, as obras na costa, como se as populações estivessem para ser engolidas pelo mar de um momento para o outro, só depois se pensou em proteger as vidas em risco pelas frequentes derrocadas do penhasco sobranceiro no acesso ao Estreito da Calheta.

Tanto Governo, como as populações acríticas, deram outras prioridades no passado. Só mais recentemente acordaram para a necessidade do túnel quando viram muitas pedras a rolar nos últimos dois invernos... Esquecendo que, em 1999, outros já se preocupavam com o problema e reivindicavam o túnel. Mais vale tarde do que nunca, esperemos apenas que não tenha sido demasiado tarde - haverá dinheiro?

«Em conversa com o DIÁRIO, tanto o presidente da Junta de Freguesia do Paul do Mar, José Gonçalves, e o deputado regional social-democrata Agostinho Gouveia, acreditam que esta obra satisfaz plenamente as aspirações do povo pauleiro, cuja ligação ao mar sempre esteve sujeita à sua natureza incontrolável, mas também dizem que não será esquecida a urgência do túnel rodoviário, que está prometido para o próximo programa de governo do PSD. Aliás, o deputado afirma convictamente que entre as duas obras, preferiria o túnel, mas que esta, por ter o projecto bem mais avançado, tinha que ir para a frente agora, mesmo não estando pronto a tempo de eleições.»

Recordar:
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 8 (Pedras em 25.11.2010)
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 7 (acção do CDS-PP em Julho de 2010)
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 6 (capa do Diário em 11.03.2010)
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 5 (Pedras em 6 e 9 de Março 2010)
- Em 1999, abaixo-assinado reivindicara túnel (lembrar-se de Santa Bárbara apenas quando dá trovões)
- Ganha força a reivindicação de um túnel para acesso seguro ao Jardim do Mar e Paúl do Mar (posição da Câmara da Calheta)

- Derrocadas
- Segurança das pessoas deveria estar em primeiro lugar (Pedras em 10.07.2009)
- Jardim do Mar «mais seguro»?
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 4 (Pedras início Fevereiro 2010)
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 3 (Diário aborda problema em 14.02.2008)
-Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 2 (Pedras em 04.10.2009)
- Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 1 (Pedras em 15.12.2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário