«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, agosto 24, 2016

O que têm Mulholland Drive e In The Mood For Love em comum?

Realizador: Wong Kar-Wai
photos' origin/copyright

Mulholland Drive (2001) e In The Mood For Love (2000), em si, não têm nada em comum. São dois dos meus filmes preferidos de sempre. A coincidir com uma lista compilada pela BBC Culture em Agosto de 2016 (em português: lista.)

Mulholland Drive mereceu o título de melhor filme e In The Mood For Love o título de segundo melhor filme do século XXI.

É claro que este tipo de listas valem o que valem e podem fazer-se muitas delas com critérios diferentes, mas são um indicador. Neste caso, resulta de uma votação de 177 críticos de cinema de todo o mundo.

David Lynch é mestre na criação de ambiências com mistério e melancolia, com marcas muito próprias, num jogo entre ilusão e realidade. É o que mais gosto em Mulholland Drive. Na cena de abertura, o carro preto a progredir, lentamente, no escuro, numa estrada sinuosa, filmado da rectaguarda, com as luzes vermelhas de presença nos olhos do espectador, ao som do tema principal da banda sonora de Angelo Badalamenti... Conquistou-me de imediato. Mistério, densidade, melancolia (inclusive no rosto da mulher transportada no automóvel).

In The Mood For Love de Wong Kar-Wai conta uma história simples e melancólica de amor e solidão, mas de uma forma poética, com uma beleza onírica, e aborda uma série de temas existenciais, desde o amor à passagem inexorável do tempo. Profundo. Emocionante. Belo. Destaque-se ainda o efeito do tema de Yumeji no filme.

É outra coisa em comum: adoro a música dos dois filmes.

Realizador: David Lynch

Sem comentários:

Enviar um comentário