«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Aproveitar potencial do Havai do Atlântico

O turismo associado ao Surf não colide com o turismo sénior tradicional, porque as condições da Madeira são selectivas e impedem a sua massificação como destino de desporto de aventura (fotografia Orlando Pereira)

A Surf Zon Season 2014 foi apresentada com forte ambição de colocar a Madeira, o Havai do Atlântico, na rota mundial. Importa, acima de polémicas, passadas ou novas, que as coisas aconteçam e se preservem as condições para a prática do Surf e o património natural autêntico da Madeira e Porto Santo. E pelo meio se criem postos de trabalho e riqueza para os madeirenses.

Como referiria o director regional do Turismo, em 3 de Fevereiro de 2014, no JM, «[o]s recursos naturais são o principal recurso turístico que a Região tem».

Nota: foi a onda grande do Jardim do Mar (Ponta Jardim) que deu o nome de Havai da Europa à Madeira.

--
Fotografia: Ponta Jardim do Mar, em 2 de Fevereiro de 2014, por Orlando Pereira
--
Se expandir o texto poderá ler os artigos publicados, a propósito da Surf Zon Season 2014, no Diário e JM, em 31 de Janeiro de 2014

--
 Artigo, na íntegra, por Paulo Vieira Lopes no Diário de 31 de Janeiro de 2014

Promover o surf, o bodyboard, o longboard e as belezas da Madeiras,  nos quatro cantos do Mundo é uma das claras apostas da nova época da Associação de Surf da Madeira (ASM).

Foi apresentando ontem aquele que é o calendário para esta recém-formada ‘‘Surf Zon Season 2014’. Com o forte apoio da Zon Madeira bem como de várias câmaras municipais, entre elas Calheta, São Vicente e Porto Moniz, o ano de 2014 antevê-se de grande promoção da modalidade.

Para além da continuidade do Campeonato Regional de Surf, que irá contemplar quatro etapas (Abril, Julho, Agosto e Setembro) este ano é aberto não só a federados mas também a turistas surfistas, de forma a que as modalidades de surf e bodyboard possam ser faladas, ainda mais, além fronteiras, a associação volta a apostar no ‘Paul do Mar Radical’, evento que alia o surf às descidas de longboard e que espera bater o recorde de participações, que no ano anterior foram de cerca de duas dezenas de participantes.

Outra das novidades para a nova temporada a ASM, criada por Orlando Pereira, Belmiro Mendes e Adriano Longueira, é a primeira edição do Madeira Big Wave Festival 2014. Uma iniciativa que tem como objectivo promover os melhores spots e dar a conhecer internacionalmente a qualidade das ondas da ilha e que contará com o forte apoio dos surfistas locais e surfistas ligados a grande marcas mundiais da modalidade, entre eles o francês Eric Ribiere e os portugueses Tiago Oliveira, Ivo Santos e João Pinheiro. As inúmeras imagens e vídeos serão depois recolhidas para a produção de um vídeo/documentário, que tem a intenção, não só de promover a Madeira e o surf regional, mas também poder vir a ingressar em festivais internacionais da modalidade.

Outras das novidades da ASM para 2014 é a realização de mais um sonho, nomeadamente a criação de um museu da modalidade, que deverá ‘nascer’ num dos locais de eleição do surf na Madeira, o Jardim do Mar.

Nota final para o facto de, além do patrocinador oficial, a Zon Madeira, a ASM ter ‘ganho’ importantes parceiros para promover a modalidade e a Madeira como um forte destino turístico, com destaque para a revista ‘Surf Portugal’ e o Turismo da Madeira.

“Deixem o litoral como está,  para o bem e sucesso do surf”

Orlando Pereira (presidente da ASM): “A aposta de 2014 passa por reforçar que o surf na Madeira não morreu e continua cada vez mais vivo e rico, pelo que merece ter continuidade na sua promoção além fronteiras. É verdade que no passado a Madeira  foi prejudicada pelas obras que foram feitas no litoral, mas  o surf nunca morreu. Agora apenas pedimos que deixem o litoral como está para o bem da modalidade, pois esta vive saúde.”

Bruno Freitas (Director Regional do Turismo): “Estamos, sem dúvida, perante um importante veículo de promoção do destino Madeira. Desde a primeira hora que estamos inserido neste projecto e acreditamos que podemos  colocar a Região de novo no topo do surf internacional.”

Carlos Teles (Presidente da Câmara Municipal da Calheta): “Esta aposta da ASM tem tudo para vencer e acreditamos que a Madeira e o concelho da Calheta irá ganhar mais valias com este desafio.”

João Valente (Revista Surf Portugal): “A Região tem condições para chegar ao topo como destino mundial de surf. Desde 1993 que venho à Madeira e sem que estamos perante um paraíso do surf, pelo que é uma honra integrar este projecto.”

Ricardo Cardoso (Director-geral da Zon Madeira): “Somos uma empresa virada para desafios e por si só é estamos desde a primeira hora ligados a este projecto, que com certeza trará mais valias a todos.”

--

Artigo, na íntegra, por David Spranger no JM 31 de Janeiro de 2014

Estão "todos" envolvidos. Governo Regional, Capitania do Funchal, câmaras municipais, responsáveis pelo Surf na sua forma lúdica e turística, imprensa especializada e patrocinadores, uniram-se com a intenção de transformar a Madeira no "Havai do Atlântico" para a prática do Surf.

Este novo fôlego resulta do aproveitamento da "onda gigante" que envolve a modalidade, com a Madeira ambiciosa e motivada para recuperar posições, após ter sido já eleita um dos melhores destinos para a sua prática. Agora, revitalizada a intenção de um maior aproveitamento das actividades ligadas ao mar na Região, assiste-se a uma perfeita simbiose entre as entidades, no sentido de colocar, em definitivo, a Madeira na rota mundial do Surf.

O Havai é uma referência, mas daí não se afira que as potencialidades da Região serão inferiores. Atente-se, mesmo, ao que diz João Valente: «A Madeira é muito melhor que o Havai, tem um fascínio que é só dela e possui um potencial infinito para a prática do Surf». João Valente é o director da revista "Surf Portugal", a maior referência da modalidade a nível nacional.

Ele, João Valente, foi um dos presentes, ontem, na apresentação da "Surf ZON Season 2014". As palavras, sentidas, de alguém cujo à ligação à Madeira data já de 1993, quando cá veio fazer a sua primeira reportagem, ecoaram forte em todos os presentes no auditório da ZON, nas suas instalações na Nazaré. E quando se refere a «potencial infinito», João Valente exalta que «não falo apenas dos concelhos da Calheta, São Vicente e Porto Moniz» - os envolvidos neste projecto - mas sim que «há muitas outras ondas que podem ser guardadas como trunfo para usar mais tarde, quando todos pensarem que já se esgotaram». No seu entender, «este projecto está nas mãos certas e este é o caminho correcto para explorar todo o potencial que a Madeira tem».

Bruno Freitas, director regional do Turismo, esteve na apresentação, exaltando a valências deste projecto na promoção da Madeira e revelando a intenção de o incluir no "Festival da Natureza". Já Rui Anacleto, director regional de Juventude e Desporto, relevou que o apoio às actividades no Mar irão constar da Portaria de Apoio ao Desporto Regional, a ser publicada durante o mês de Fevereiro.
Com o entusiasmo que empresta à sua acção, a Associação de Surf da Madeira, criada por Orlando Pereira, Belmiro Mendes e Adriano Longueira, une esforços na defesa e promoção da modalidade e da Região e, em simultâneo, adquire parceiros, como sejam a ZON Madeira (patrocinador), a "Surf Portugal" e o Turismo da Madeira.

Calendário

Coube a Sara André a apresentação da "Surf Zon Season 2014". O calendário é composto por três grande eventos, um dos quais, o “Regional de Surf ZON da Madeira 2014” - aberto a turistas surfistas - em quatro etapas: 12/13 de Abril (Baía do Juncos); 12/13 de Julho (Porto da Cruz); 2/3 de Agosto (Baía dos Juncos); 6/7 de Setembro (Paul do Mar). Também o “Paul do Mar Radical 2014” terá a sua 2.ª edição, em Setembro. Será ainda criado o "Madeira Big Wave Festival 2014", com intuito de promover spots e dar a conhecer a qualidade das ondas de Calheta, São Vicente e Porto Moniz. As imagens serão para a produção anual de um vídeo, a divulgar na net e em festivais de Surf, assim como a elaboração de um encarte na "Surf Portugal", com um guia de bolso. A apresentação nacional será na BTL 2014. Entre os surfistas, certa está a participação do francês Eric Ribiere, dos lusos Tiago Oliveira, Ivo Santos e João Pinheiro, e ainda dos atletas regionais Orlando Pereira, Adriano Longueira, Belmiro Mendes, João Brazão e Luís Pinto.

Bruno Freitas: «Colocar a Madeira no topo»

«Quando nos apresentaram o projecto, detectamos logo que o Turismo não podia ficar dissociado desta acção. A promoção da Região também se faz com o apoio a estes eventos e assumimos esse desafio de recuperar e voltar a colocar a Madeira no seu lugar, que é o topo, no que respeita ao panorama do Surf nacional e internacional».

Rui Anacleto: «Mar é um grande activo»

«É com este entusiasmo que as coisas devem ser feitas e quando as fazemos por gosto, temos sucesso. O Mar é um grande activo que a Madeira tem e faz todo o sentido que a Direcção Regional de Juventude e Desporto apoie estas actividades, até porque detectamos no Surf grandes potencialidades para promover o nome da Região».

João Valente: «Novo conceito de paraíso»

«É difícil falar da Madeira sem me emocionar. Vim pela primeira vez aqui em 1993, "às cegas". Ainda recentemente estive com alguém, que me acompanhou nessas deslocações iniciais à ilha, e que me confessava que não tínhamos apenas descoberto um paraíso para o Surf, mas também, inclusive, um novo conceito para a palavra paraíso».

Ricardo Cardoso: «Trazer mais turismo»

«Contribuir para o desenvolvimento da Madeira é um desafio contínuo que temos. Na ZON Madeira acreditamos que este projecto, devido ao seu potencial, faz todo o sentido e que pode trazer mais turismo à Região. Temos todo o prazer em participar e, inclusive, agradecemos a oportunidade que nos dão de fazer parte deste projecto».

Orlando Pereira: «Ondas de classe mundial»

«Deixamos o campeonato regional competitivo para a outra associação e vamos nos dedicar a um campeonato de carácter mais lúdico, para atrair turistas, de modo a promover a Madeira como destino privilegiado do Surf. Agradeço a todos os envolvidos no projecto, de forma a aproveitarmos as ondas de classe mundial que temos».

Félix Marques: «Garantimos a segurança»

«Desde o primeiro momento, que o desafio foi colocado à Capitania do Funchal, que abraçamos este projecto. O Surf envolve alguns riscos e cabe-nos garantir que os surfistas o pratiquem em segurança. Vamos fazer exercícios para termos um conhecimento mais profundo e para termos capacidade de resposta ao que nos for solicitado».

Sem comentários:

Enviar um comentário