«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, setembro 21, 2010

Dia sem Diário é dia sem "oposição" 3

O Diário, "pela sua própria posição - e pela posição do Jornal da Madeira - acaba por ser a mais forte oposição da Madeira. É mais oposição ao Governo [Regional] do que qualquer dos partidos da oposição, no sentido em que é mais contundente, mais eficiente, do que eles são". Confirma assim Marcelo Rebelo de Sousa no Diário de 21.09.2010 a tese e realidade que aqui já tinham sido defendidas aqui pelo rapaz: Dia sem Diário é dia sem "opisição" 1 (2006); Dia sem Diário é dia sem "oposição" 2 (2007)

Para Marcelo, continua a relatar o jornal citado, "há razão naqueles que dizem que o Governo Regional, ao apoiar o Jornal da Madeira, está a apoiar a causa própria, há razão no Governo Regional da Madeira quando diz que o JM lhe é útil, na medida em que é uma forma de defesa perante a mais inteligente forma de oposição que existe na Madeira, que é o Diário de Notícias da Madeira". Diria que o Diário já teve dias mais eficazes, mas logo se vê o que o futuro aguarda em termos de voltar a ter a informação que o distinguia de qualquer outro órgão de informação.

A situação da comunicação social na Região, admitiu o professor, "é original, muito original": haver um partido há tantos anos no poder e que "não tem oposição partidária significativa", sendo a "única oposição eficaz (...) um órgão de informação".

As declarações vêm a propósito da recente decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), desfavorável à forma como o Governo Regional vem apoiando o 'Jornal da Madeira'.

Marcelo Rebelo de Sousa considera anómala, em democracia a situação da comunicação social na Madeira. Na leitura que faz da mesma, o professor refere que "todos têm razão, e ninguém tem razão". Esta é, disse, "uma situação um pouco anormal e patológica, como é anormal e patológico esse governo e esse partido terem um órgão de informação para seu apoio, ou sua defesa, ou explicação das suas posições. As duas coisas não são muito normais nas sociedades democráticas".

"O 'Jornal da Madeira', na medida em que tem um apoio do Governo Regional que se tem estendido ao longo de décadas, acaba por ser, não direi um porta-voz, mas muito sensível às posições do PSD-M e do Governo Regional da Madeira. Isso parece-me uma coisa incontroversa", conclui Marcelo Rebelo de Sousa.

O JM esclarece hoje (22.09.2010) que as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa foram as seguintes: «O JM está muito próximo das posições do Governo Regional…O Diário de Notícias da Madeira é a mais forte oposição que existe na Madeira, é mais forte do que qualquer dos partidos da oposição, o que é uma situação que não é muito vulgar numa sociedade democrática…São duas situações patológicas e originais»

Recorde-se:
Dia sem Diário é dia sem "oposição" 1 (2006)
Dia sem Diário é dia sem "oposição" 2 (2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário