«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, janeiro 09, 2010

O insucesso escolar vem de longe 4

photo (c)

«Portugueses no Luxemburgo são os campeões do abandono escolar» foi título no Público de 04.01.2010.

Diz a notícia que, «de acordo com o documento [do Ministério da Educação do Luxemburgo], os alunos portugueses, que representam 19,1 por cento da população estudantil, são os que apresentam a maior taxa de abanBolddono escolar entre os estrangeiros: 23,5 por cento do total de estudantes que abandonam a escola.

Entre os estudantes portugueses que deixaram a escola, 53 arranjaram trabalho, 19 beneficiaram de uma medida de inserção profissional, enquanto 106 não tinham qualquer ocupação.

Os alunos portugueses representam o maior grupo entre os estrangeiros que estudam no Luxemburgo. No ano lectivo de 2008/2009 estavam inscritos nas escolas públicas luxemburguesas 24.093 alunos luxemburgueses, 7046 portugueses, 1549 ex-jugoslavos, 963 italianos, 811 franceses, 456 belgas, 436 alemães e 319 cabo-verdianos. No Luxemburgo residem oficialmente 76.600 portugueses.»

Mais uma notícia a dar conta deItalic uma dura realidade que temos vindo a esmiúçar aqui neste blogue:

«Os alunos portugueses na Suiça obtêm os resultados escolares mais baixos entre as comunidades estrangeiras».

«A comunidade portuguesa no Canadá é uma das comunidades étnicas com maiores taxas de abandono e subescolarização.»

«Entre as minorias étnicas, as crianças de origem portuguesa são aquelas que têm os piores resultados escolares», na Inglaterra (área de Londres).

Tudo nestes links:

- Insucesso escolar vem de longe 3 (estudantes madeirenses na Madeira)
- Insucesso escolar vem de longe 2 (estudantes filhos de emigrantes portugueses na Suiça)
- Insucesso escolar vem de longe 1 (estudantes filhos de emigrantes portugueses no Canadá e Inglaterra)

Note-se a saudável mudança do meu dItaliciscurso entre os posts Insucesso escolar vem de longe 1 e o 2. Não há como o poder pedagógico da realidade.

Quem não tem experiência directa em escolas ou turmas com alunos indisciplinados e com uma acentuada atitude negativa perante o trabalho escolar (intelectual) nunca dará o real valor das dificuldades que os docentes passam todos os dias, no terreno, nem ao trabalho docente.

Sem comentários:

Enviar um comentário